quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Fumocídio!

E a partir de maio tem aumento de preço. É isso mesmo que você ouviu. Pode gritar de emoção, pois vai aumentar o preço. Estamos preparando uma grande festa para comemorar esse reajuste. Pensamos até em estender a data do carnaval até maio, pois é dia de sair nas ruas alegres e vibrantes.

Queria agradecer aos responsáveis pela Medida Provisória 540 e celebrar a elevação gradual do imposto sobre o produto industrializado, que continuará até 2015. Por que estou feliz com o reajuste? Vou compartilhar minha esperança de dias melhores com vocês: a medida aumentará o preço do cigarro e isso deve promover o desestímulo e a redução do consumo.

A verdade é que a luta contra os fumantes não tem dado muitos resultados. Fizeram várias campanhas e eles se mantiveram firmes. Proibiram de fumar em locais fechados e eles foram para as portas dos estabelecimentos. Quem sabe atingindo o ponto fraco deles, o bolso, a batalha encerre.

Sei que não deveria estar feliz, afinal, também sou um deles, mesmo que passivo. Quero deixar bem claro que não tenho nada contra os fumantes, pelo menos contra os que fumam longe de mim. A guerra inicia quando alguém atravessa o limite do apenas se destruir aos poucos e nos induzem a praticar o mesmo ato sem pedir permissão. Até quem fuma deve odiar uma baforada branca na cara, não há o que contestar:

-Amigo. Desculpa aí, mas o espaço para fumantes é ali na frente - Disse ao senhor que sentou ao meu lado no banco.

Pior que um funkeiro ouvindo música no celular sem fone de ouvido, só um fumante mal educado. Eu tentei manter o grau de educação da conversa:

-Senhor. O espaço para fumante é...

-Os incomodados que se retirem!

Além de te interromper e responder com grosseria, é perceptível que as baforadas agora seguem uma direção que te afeta bem mais por pura insinuação do fumante. O que ele não sabia é que quem ataca sempre recebe um ataque. É a lei da guerra. Eu apenas relaxei com um sorriso bobo na cara. Pela cara de nojo e espanto dele, o golpe foi certeiro:

-Mas que cheiro horrivel é esse?

Olhei com uma cara cheia de sinismo e dei uma resposta repleta de ironia:

-Ah, perdão. É que eu comi um sanduiche na rodoviária que não me fez bem.

O homem ficou vermelho e era possível ver a fúria estampada na testa:

-Não importa o que você comeu! Você está em um local público e tem que respeitar o nariz dos outros! Tenha educação!

Cheguei ao ponto que queria. Paguei com a mesma moeda. Eu olhei para o cigarro e depois para ele. A crítica estava firmada. O homem tacou o cigarro no chão, pisou nele com brutalidade e saiu. Após assistir a cena, me veio a cabeça o valor daquele ato grotesco. Ah, se ele soubesse do aumento, certamente não jogaria um desses fora assim.

Nenhum comentário: