sexta-feira, 23 de março de 2012

O mestre do humor...

Não há um assunto mais digno de uma post hoje que a morte do Chico Anysio. Um artista sem antecedentes. Foi a primeira vez que vi o humorista na televisão e não sorri. O silêncio dele não trouxe graça. A plateia agora sentia um vazio.

Vê-lo deitado até camuflava a imagem de comédia em pé do estilo que foi percursor no Brasil, mas não matava a legião presa a aquele corpo inerte. Mais de 200 personagens se despediam de seu criador dedicado. O único arrependimento dele foi ter fumado por 40 anos. Talvez não ter se dedicado tanto a pintura seja uma brecha não preenchida em sua vida.

A lembrança que vou guardar é de um mestre do humor que subiu no palco do CCBB com dificuldades e mesmo assim fez questão de apresentar uma esquete ao lado do filho. Um homem que foi além da sua geração e encantou todos os públicos. Que sabia fazer uma crítica sem ser grotesco ou apelativo. O mestre Yoda do humor. O que seus personagens diziam era protesto e serviam de inspiração para novos conceitos. Incentivava o raciocínio como poucos humoristas fazem atualmente.

Eu estava na platéia de sua última apresentação teatral. Fui uma das 327 pessoas que viraram crianças junto com o ator de 79 anos. Também quis compartilhar algo com o artista e dei um exemplar do meu livro a ele. Nunca saberei se ele leu nem sequer o que achou do presente. Como o nome do projeto que o homenageou já diz, o Chico é um Mito do Teatro Brasileiro.


Leia também:

Nenhum comentário: