sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Ex-pressão!

É uma pauta manjada reclamar de transporte público, mas a repercussão de novas regras me fez trazer o tema com uma análise crítica (ou seria insana?). Em Brasília, o sistema da DF Trans agora limita a utilização do cartão para ida e volta. Algo constrangedor, que certamente os passageiros estão adorando (isso é perceptível a cada palavrão contido nos comentários).

O objetivo da mudança é atingir as pessoas que usam o cartão inapropriadamente, mas o prejudicado foi quem sempre toma na lata: o povo. Segundo a nova estrutura, temos bloqueado um benefício que recebemos. Ou seja, apesar de ter crédito cedido pela empresa para transporte.

Lembrando que não se trata de um benefício do governo e sim de algo que nosso contrato trabalhístico dita. Estamos falando de algo que é descontado do nosso salário. Uma regra que nos tira a liberdade de pagar a passagem de um acompanhante, mesmo tendo crédito no cartão. É irônico ter um valor sobrando e ter que utilizar dinheiro por já ter excedido a cota.

É como tirar a mamadeira da criança antes do leitinho acabar ou não lamber a tampa do iogurte. Você sabe que tem direito de usufruir daquilo e ficará no prejuízo. O estranho é que resmungaram e criticaram, mas ficou só nisso. A criança não chorou e nenhum berro foi liberado. O que aconteceu com a expressão popular? Quem silenciou a voz da fiscalização social? 

É... Acho que o gigante acordou, mas acabou colocando o despertador na função Sleep...

Nenhum comentário: