sábado, 24 de janeiro de 2015

O ENEM e os seus "porquês"...

A expressiva queda de 9,7% na nota média da redação do Enem em 2014 deixou muita gente de olho arregalado. O destaque foi para o recorde de 529 mil candidatos, 8,5% do total, com nota zero.

Entre os candidatos que zeraram a disciplina, estava Reginaldo. Deitado na sala, o jovem de 17 anos apenas abaixou a cabeça enquanto a notícia do jornal chegava aos ouvidos de sua mãe, Josefa:

- Tá vendo? Até o William Bonner falou de você. Não faz nada além de estudar. Custa se preparar para a prova?

- Eu estudei, mãe! O problema é que não caiu o que eu sabia.

- Larga de ser mentiroso! Não vi você abrir um livro esses últimos dias.

- Eu abri, mãe! Esse foi o problema. Não devia ter abrido aquele livro. Daí eu percebi que não sabia nada do que eles estavam falando. Foi por causa disso que fiz a prova inseguro.

- Não invente desculpas, Reginaldo! Não tinha por que você zerar a redação.

- Isso também me deixou confuso. Não sabia se era porquê junto ou separado. Por que tanto porquê? Só pode ser porque querem nos prejudicar. Isso é conspiração do CESPE.

- Larga de inventar desculpa, menino! Toma vergonha!

- É sério, mãe! Pode ver. Eles dizem que a prova é baseada no que aprendemos, mas não deixam a gente sequer escrever usando o corretor ortográfico da internet. Como vamos saber que escrevemos errado sem aquele sublinhado vermelho embaixo da palavra? Não foi assim que aprendi. Eles querem o que? Que eu decore todas as palavras do dicionário?

- Deixa de lenga-lenga, moleque!

- Mãe! Eles estão conspirando contra nós. Coloca o pessoal do CESPE pra responder essa prova. Nem eles conseguem. Eles botam literatura, mas nem montaram a prova baseada em Crepúsculo ou 50 Tons de Cinza. Que tipo de avaliação traz fórmulas moleculares? Se eu souber a cadeia do Carbono serei alguém melhor? É pura conspiração!

- Reginaldo! Os números não mentem.

- Pois é, mãe! Eu pensava isso das pesquisas eleitorais. É pura conspiração! Pura conspiração! - Disse enquanto desligava a televisão e procurava o celular para postar nas redes sociais a sua indignação com o mundo.

Nenhum comentário: