sábado, 3 de janeiro de 2015

‪Resenhando ‪#‎4 - Os Diamantes Azuis - Volume 1, de Juvenil Tomás...

Ano novo e seu tradicional estímulo para que façamos o que não fizemos em 2014...

Li o livro após o meu casamento, em novembro, mas não parei depois para escrever a resenha. Primeiramente, assumo que estava mega curioso para ler essa obra, pois acompanho o trabalho do autor Juvenil Tomás e admiro.

Enfim, sem mais delongas, eu adorei o livro por se tratar de uma temática ousada e, de certa forma, muito diferenciada. Quem nunca se perguntou o que acontece depois da morte? Juvenil responde com uma teoria bem interessante. No início, você pode até pensar que se trata de um livro de contos, o que deixa a obra meio repetitiva em alguns meros detalhes, mas aí as histórias vão se misturando de uma forma tão interessante que a leitura te prende.

Ele realmente soube explorar bem o universo que criou e os personagens. Mostra um mundo onde as pessoas vivem a pós-vida sem um foco e que ganha sentido com o crescimento espiritual de cada um. Afinal, cada um tem sua função e importância nessa luta entre a luz e as trevas. 

Daí acontece o que considerei estranho: quando o livro chega na metade, a baita aventura começa a ganhar desfecho. Um desfecho de te deixar admirado pela criatividade do autor. Porém, após esse final tão bem produzido, inicia-se a terceira parte do livro e, como o desfecho foi bem amarrado, a história esfria e demora para tomar fôlego novamente.

A sensação em alguns momentos é que você está lendo uma sequência do livro e isso é bacana por trazer de volta os personagens, agora em uma missão no planeta Terra como espíritos. Porém, paralelamente à missão, surge o Centro de Vivência Planeta Azul e uma palestra inicial do seminário. Trata-se de uma parte teórica do livro sobre a Lei Universal da Atração, que apesar de interessante afasta o clima de aventura da obra e apresenta uma leitura mais passiva.

O fim é uma incógnita, afinal, esse é o volume 1 e tem uma continuação. Achei o livro ótimo exatamente pela mensagem de equipe. São caminhos cruzados que despertam uma missão em comum. A obra ainda brinca divinamente com personagens históricos e bíblicos, além de apresentar traços do período medieval ao retratar os guerreiros e uma guerra contra o mal. 

Agora, preciso ler a sequência! Meu aniversário está chegando, hein!

Um comentário:

Unknown disse...

Caro amigo Arisson Tavares da Silva. Muito obrigado pela sua atenção e pela rica resenha. E também pela indicação de algumas oportunidades de melhorias, que certamente serão observadas para uma possível segunda edição.